Nossos livros digitais: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.


POLÍCIA FEDERAL: SAIBA COMO DENUNCIAR. ACESSE AQUI.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Tradutor portátil para Linguagem de Sinais

image
A linguagem de sinais é um sistema complexo de comunicação usado principalmente pelas pessoas surdas. A complexidade dos gestos torna difícil a comunicação com pessoas sem o treinamento adequado.

MyVoice é um dispositivo portátil em fase de desenvolvimento que incorpora um microfone, alto-falante, caixa acústica, câmera de vídeo e monitor. A ideia é que ele seria apoiado sobre uma superfície plana e dura, onde ele iria usar sua câmera para "ler" os gestos de uma pessoa surda. Um microprocessador reconhece os sinais individuais, e, então, de forma audível "fala" a mensagem para a pessoa que ouve através da placa de som e alto-falante.

Por outro lado, também pode ouvir uma mensagem falada por uma pessoa que ouve, traduzindo o áudio para em uma série de imagens de sinais de mão ASL. Deste modo, poderia ser usado tanto por surdos e não-surdos, permitindo a comunicação entre as pessoas, mesmo sem o treinamento em linguagem de sinais.

Um outro equipamento que já está no mercado é o AcceleGlove. Ele funciona como um tradutor que detecta os sinais sendo formados pela mão do utilizador, e expressa o resultado em texto escrito ou palavras faladas.

Com o avanço tecnológico surgem algumas possibilidades de tradutores que permitem a comunicação entre ouvintes sem treinamento em linguagem de sinais e as pessoas surdas.

Como o sistema de sinais em sua totalidade é muito complexo, os estudos ainda devem avançar até que seja possível um tradutor de todos os sinais possíveis. Atualmente a maioria dos equipamentos se destina a traduzir sinais de mão e ignoram outras formas de comunicação como os gestos faciais e movimento com os braços e corpo.

Uma aposta crescente vem ocorrendo nos detectores de imagens onde estes poderiam detectar um gesto complexo e traduzi-lo. Estudos concentram esforços neste sentido para o aperfeiçoamento dos tradutores de linguagem de sinais. O futuro se mostra promissor.
 
Fonte: Houston

This work is licensed under a Creative Commons license.

Imprima ou salve em PDF

Sobre o Autor:
Humanista que contribui para a efetiva aplicação do artigo 3°, da CF/1988; (objetivos fundamentais), do artigo 5°, da CF; (Direitos e Garantias Fundamentais da Pessoa Humana), do artigo 37 (princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; principalmente sobre a moralidade administrativa) da Constituição Federal de 1988; e Tratados Internacionais sobre Direitos Humanos e Garantias Fundamentais da Pessoa Humana dos quais o Brasil é signatário. NÃO HÁ DIGNIDADE HUMANA NUMA NAÇÃO QUANDO A MAIORIA DO POVO NÃO TEM QUALIDADE DE VIDA SEJA POR: SALÁRIO MÍNIMO QUE NÃO ATENDE AS NECESSIDADES BÁSICAS (art. 7°, IV, da CF); ESCASSEZ OU AUSÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA (art. 144, da CF); SERVIÇOS PÚBLICOS INEFICIENTES (LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995); IMORALIDADE DOS AGENTES POLÍTICOS (LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992); DOENÇAS PROVOCADAS POR PRECARIEDADE NA INFRAESTRUTURA DE SANEAMENTO BÁSICO (LEI Nº 11.445, DE 5 DE JANEIRO DE 2007); OMISSÃO, NEGLIGÊNCIA DAS AUTORIDADES PÚBLICAS QUANTO AO USO INDISCRIMINADO DE AGROTÓXICOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA (LEI Nº 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989); VOTAÇÃO SECRETA DE PARLAMENTARES PARA ABSOLVER AGENTE POLÍTICO CORRUPTO..