Nossos livros digitais: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.


POLÍCIA FEDERAL: SAIBA COMO DENUNCIAR. ACESSE AQUI.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Como denunciar práticas de spam

Trânsito Escola / Brasil Progresso – spam são e-mails indesejados enviados sem a sua autorização que enchem sua caixa postal. Há como configurar os programas e nos provedores o bloqueio dos spam. Contudo, não basta só bloquear, pois os donos dos spam podem criar várias técnicas.

A proposta é de justamente denunciar, pois da denúncia há monitoramento e possível prisão, como denúncia feita a Polícia Federal (crime.internet@dpf.gov.br ). No Brasil há projeto de lei para regulamentar e condenar a prática de spam. Mas o principal é evitar que caia em golpes de estelionatários, que são comuns nas práticas de spam.

Dicas importantes:

  • Não clique em imagem;
  • Não clique sobre link (exemplo: http://www.xxxx.com);
  • Caso seja de (suposta) instituição bancária telefone para a sua agência e pergunte sobre conteúdo de e-mail;
  • Mesmo sendo o destinatário do e-mail o endereço de seu amigo, parente, não clique sobre imagem ou link. Infelizmente há pessoas que não desconectam seus e-mails e só desligam o computador. Nas Lan House é comum cliente acessar o computador, depois o seu e-mail e deixar conectado. Qualquer pessoa pode usá-lo. Se for numa Lan procure levar um pen-drive com navegador portátil. Se digitar senha use teclado virtual. Depois, como o programa, também portátil, Cclean, faça uma limpeza.
  • Venda de várias e-mails. Há a prática de venda de e-mails de outras pessoas por R$ 10,00, R$ 20,00. Tal prática é criminosa à luz da Constituição Federal, pois e-mail é pessoal, intransferível, mas como falta regulamentação há a prática de venda. Acontece que a maioria dos e-mails vendidos são fajutos, um ou outro funcionam. Quem compra alimenta esta prática de spam;
  • Coloque em seu blog ou site que seus e-mails são para uso irrestrito a um fim e que o desrespeito já enseja denúncias aos meios próprios anti spam. Você pode também colocar assinatura em seus e-mails como forma de já notificar que não quer. Como os dono do spam é inteligente ele logo criará outro e-mail (endereço) se continuar a receber denuncie no segundo recebimento. Aliás, acho que já deve denunciar no primeiro para acabar com está prática indesejável.

image

Leia esta matéria:

“Senado votará projeto que proíbe a prática do SPAM.

A comissão temporária do Senado de modernização do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

(…)

Dentre os principais pontos das novas regras, está a proibição do envio de e-mails não autorizados pelo destinatário (SPAM), divulgação dos dados do fornecedor e penas mais severas para práticas abusivas contra o consumidor. Além disso, tipifica como infração penal o ato de veicular, hospedar, exibir, licenciar, alienar, utilizar, compartilhar, doar ou de qualquer forma ceder ou transferir dados, informações ou identificadores pessoais, sem a expressa autorização de seu titular e consentimento informado, salvo exceções legais.

Os três projetos, assinados pelo presidente do Senado, José Sarney, procedem do trabalho de uma comissão especial de juristas que realizou 37 audiências públicas reunindo senadores, procuradores da República e organizações de defesa do consumidor.

Equipe Fez Sistemas”


A prática de spam está sendo condenada no mundo todo.  A sua denúncia ajudará os centros de monitoramento mundiais a combater os spam. Lembrando que a prática de spam está sofisticada e você pode estar recebendo de outro país graças aos sites de conversões de idioma. Você pode entrar no site ou apenas pegar os e-mails abaixo e fazer denuncia. Configure seu programa de e-mail para enviar em lote.

Se você está recebendo e-mail de amigos, parentes, mas acha suspeito tome cuidado. Comunique o fato. Já ouve um caso de eu receber vários e-mails de amiga e notei que tinha algo errado (“clique aqui e ganhe bônus”; “olhe minhas fotos de viagem”; “gostei deste site, clique aqui”; “abra o anexo que você adorará” etc.), pois os criminosos do mundo virtual usam de engenharia social (psicologia mesmo) e tentam cativar os desavisados com assuntos que estão “bombando” na cultura:

  • Ensaio fotográfico de modelo;
  • Mensaleiros;
  • Ganhar dinheiro sem trabalhar muito – aqui se vê que esperto se aproveita de esperto, no caso o alvo é pessoal que deseja enriquecer sentado no sofá;
  • Ajuda de doação a instituições de caridade etc.

Denuncie já!

Brasil
Organização: Comitê Gestor da Internet no Brasil
Site:
http://antispam.br/reclamar/
Endereço de e-mail: mail-abuse@cert.br

China
Organização: 中国互联网协会反垃圾邮件中心 (Centro Antispam da Associação de Internet da China)
Site:
http://www.anti-spam.cn/
Endereço de e-mail: abuse@anti-spam.cn

França
Organização: Commission Nationale de l'Informatique et des libertés
Site:
http://www.cnil.fr/


Endereço de e-mail: N/A

Itália
Organização: Italian Naming Authority
Site:
http://www.nic.it/
Endereços de e-mail: ABUSE@NA.nic.it e CC info@nic.it

Japão
Organização: Nippon Information Communication Association
Site:
http://www.dekyo.or.jp/
Endereço de e-mail: meiwaku@dekyo.or.jp

Holanda
Organização: Onafhankelijke Post en Telecommunicatie Autoriteit (OPTA)
Site:
https://www.spamklacht.nl/
Endereço de e-mail: N/A (Você pode usar o formulário do site da OPTA para denunciar spam)

Portugal
Organização: Commissão Nacional de Protecção de Dados Pessoais Informatizados
Site:
http://www.cnpd.pt/
Endereço de e-mail: cnpdpi@mail.telepac.pt

Espanha
Organização: Spanish Agency for Data Protection
Site:
https://www.agpd.es
Endereço de e-mail: spacontact@agpd.estact@agpd.es

Imprima ou salve em PDF

Sobre o Autor:
Humanista que contribui para a efetiva aplicação do artigo 3°, da CF/1988; (objetivos fundamentais), do artigo 5°, da CF; (Direitos e Garantias Fundamentais da Pessoa Humana), do artigo 37 (princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; principalmente sobre a moralidade administrativa) da Constituição Federal de 1988; e Tratados Internacionais sobre Direitos Humanos e Garantias Fundamentais da Pessoa Humana dos quais o Brasil é signatário. NÃO HÁ DIGNIDADE HUMANA NUMA NAÇÃO QUANDO A MAIORIA DO POVO NÃO TEM QUALIDADE DE VIDA SEJA POR: SALÁRIO MÍNIMO QUE NÃO ATENDE AS NECESSIDADES BÁSICAS (art. 7°, IV, da CF); ESCASSEZ OU AUSÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA (art. 144, da CF); SERVIÇOS PÚBLICOS INEFICIENTES (LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995); IMORALIDADE DOS AGENTES POLÍTICOS (LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992); DOENÇAS PROVOCADAS POR PRECARIEDADE NA INFRAESTRUTURA DE SANEAMENTO BÁSICO (LEI Nº 11.445, DE 5 DE JANEIRO DE 2007); OMISSÃO, NEGLIGÊNCIA DAS AUTORIDADES PÚBLICAS QUANTO AO USO INDISCRIMINADO DE AGROTÓXICOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA (LEI Nº 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989); VOTAÇÃO SECRETA DE PARLAMENTARES PARA ABSOLVER AGENTE POLÍTICO CORRUPTO..