Nossos livros digitais: Direito do consumidor, sociologia, política etc. Amazon [clique aqui para acessar], um dos sites mais conceituados em livros digitais. Os livros são de minha autoria.


POLÍCIA FEDERAL: SAIBA COMO DENUNCIAR. ACESSE AQUI.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Petróleo: a doença ou a cura?

Rússia - Em 2011, o orçamento consolidado do Cazaquistão somou 8 trilhões 746000000000 tenge. Desse montante, apenas sobre as receitas do petróleo tem sido recebido 3 trilhões 800 bilhões tenge (mais de 25,6 bilhões de dólares). Este, por seu microblog no Twitter, disse o ex-vice-ministro das Finanças Ruslan Dalen.

Para onde vai o dinheiro?

Quando você estuda o orçamento do Cazaquistão, razverstanny por região, é surpreendente que mais da metade de todas as receitas dão Almaty, Atyrau e região Mangistau. Os 13 restantes regiões de uma intervenção do orçamento.

Assim, o orçamento da região Sul Cazaquistão consiste em assistência orçamento republicano em 80%, Norte-Cazaquistão oblast - 77%, Astana - região de 72% Kostanai - em 66%.Entende-se que alguns desses fundos - que foi obtido na forma de impostos sobre as empresas de extração de recursos, consumo, imposto sobre as sociedades, etc - Só voltando para as regiões

No entanto, o poder de cumprir uma de suas principais funções - redistribui renda dos ricos para as regiões pobres. Através de salários do setor público, pensões, o desenvolvimento da educação. Devido a isso, o nível geral de renda da população do Cazaquistão cresce.

Muitos economistas acreditam que este indicador - PIB - nada diz. Ele - a temperatura média no hospital: 40 graus para alguém, e alguém abaixo da sala. Portanto, é melhor para ver, a partir do qual se obtém o PIB do Cazaquistão e como ele é gasto.

Mais renda - menos impostos

De acordo com a pesquisa acadêmico ALSHANOVA Rahman, as receitas orçamentais do país com mais de 20 anos aumentou de 7,1 bilhões em 1993-3500000000000 em 2009. E em 1993, os impostos representaram 48,8% da receita total, em 2000 esse índice aumentou para 87,5%. Assim, o país sai da "sombra", a situação se estabilizou, e você pode começar a modernizar a economia. Era necessário reduzir os impostos para as empresas.

Aliviado da carga tributária em 2009. A receita fiscal diminuiu imediatamente para 64%. Isso é compensado pelo aumento das receitas de transferências - 1,1 trilhão tenge, ou 32% das receitas. Ou seja, o imposto começou a trabalhar com os exportadores de matérias-primas - petróleo, gás, carvão e metais. E que foram principalmente empresas estrangeiras. Em outras palavras, as receitas de petróleo e outros minerais permitiu ao país para aliviar a carga tributária para o resto da economia.

As receitas totais de exportação de petróleo cazaque é maior do que em alguns outros países. Assim, em 2010 a produção de petróleo do Cazaquistão foi menor do que na Rússia, 6,4 vezes, e recebeu menos renda apenas 3,5 vezes.

Novas rotas de comércio

Curioso para ver o que vive de renda Almaty - a única metrópole do país eo terceiro doador. De acordo com os dados, em 2010 a quantidade de metrópole de renda foi de 150,9 bilhões tenge. Destes, mais de 145 bilhões - é a receita de impostos. Mais da metade desse dinheiro veio de vários comércios. Mais cerca de um terço - a parte de pequenas empresas, principalmente no setor de serviços. Em Almaty opera 163 mil pontos de venda e 49 mercados em que opera 18,5 mil pontos de venda. Estes números - a diferença nas abordagens de desenvolvimento de negócios em Almaty e outras regiões.

163 mil pontos de venda - é de 39% dos objetos de comércio do país. 18,5 mil pontos de venda - que é 10% de todos os lugares de comércio do país. Em Almaty, concentrou 40% no atacado e 30% no varejo. Na verdade, a antiga capital tornou-se um centro de grandes logística para o país, passa pelo principal fluxo de bens, que são então transmitidas em relação a outras regiões.Especialmente, ele pode ser visto no mercado de pulgas de Almaty - o maior, de acordo com especialistas do Banco Mundial, o mercado de commodities da Ásia Central. Aqui, na parte norte do território da antiga estacionamento carpool é o maior vagões, que transportam cerca de bens em todo o país.

Dinheiro com esses produtos - é também nossas receitas de petróleo, mas distribuída entre a população.

Bad dinheiro

Mas, evidentemente, não é tão lisa. Quando o estado recebe todos os aluguéis a partir de recursos naturais, a todos nós, e mais importante - os funcionários, desenvolve uma falsa sensação de prosperidade. Como resultado, uma parte substancial destas receitas pode ser gasto ineficaz.

Existe um conceito na economia mundial - a "doença holandesa". Originou-se na Holanda no final de 1950. Então, no fundo do mar do Norte, parte do que pertence aos holandeses, foram descobertas jazidas de gás natural, cujo desenvolvimento levou a um forte aumento na receita. Economia tradicional serviço da Holanda começou a mudar. "Dinheiro fácil" levou ao fato de que as exportações de petróleo levou as exportações de bens e serviços industriais. Antilhas aumentou muito, o que tornou o país mais "caro". Devido a isso subiu todos os produtos fabricados na Holanda. Isto provocou um aumento das importações, o que novamente causou o declínio na produção doméstica eo aumento do desemprego ....

Holanda "catapora" rápido por uma década não conseguiu corrigir a situação. No entanto, outros países são menos preparados, a partir de tais males econômicos não são protegidos. Segundo as estatísticas, os países com grandes dotes de recursos naturais muitas vezes recorrem a ajuda financeira e outros estados têm grande dívida externa. De países produtores de petróleo, apenas um país tem conseguido evitar a total dependência do petróleo - Noruega.

Saia do círculo vicioso

Nós "doença holandesa" muito doente. 80% das exportações do Cazaquistão - é a matéria-prima. Vem com a venda de moeda compra Banco Nacional, liberando tenge. E para evitar que a taxa de crescimento da Tenge National Bank produz as mesmas notas, o que esterilizar o excesso da moeda nacional. Um círculo vicioso: para desenvolver a produção, é necessário para saturar a economia com dinheiro. Mas isso não pode impedir que o Banco Nacional, pois isso pode levar a um aumento na moeda nacional.

Recursos do Cazaquistão pertencem ao povo do Cazaquistão. Esta disposição está escrito na Constituição. Portanto, o governo é obrigado a transferir o dinheiro recebido pela venda de minerais, da população total. Mas os nossos recursos não são infinitos.Portanto, a segunda tarefa - para usar o dinheiro para que amanhã não podemos viver graças ao petróleo, e através de seu próprio trabalho. Para fazer isso, precisamos desenvolver a indústria para ajudar os agricultores, construir estradas - agora existem todas as condições para o desenvolvimento de sua própria produção. Nós só precisamos descartar corretamente o dinheiro do petróleo que eles não são uma doença, e na medicina.


 
Газета «Караван» / Нефть: болезнь или лекарство?

Imprima ou salve em PDF

Sobre o Autor:
Humanista que contribui para a efetiva aplicação do artigo 3°, da CF/1988; (objetivos fundamentais), do artigo 5°, da CF; (Direitos e Garantias Fundamentais da Pessoa Humana), do artigo 37 (princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; principalmente sobre a moralidade administrativa) da Constituição Federal de 1988; e Tratados Internacionais sobre Direitos Humanos e Garantias Fundamentais da Pessoa Humana dos quais o Brasil é signatário. NÃO HÁ DIGNIDADE HUMANA NUMA NAÇÃO QUANDO A MAIORIA DO POVO NÃO TEM QUALIDADE DE VIDA SEJA POR: SALÁRIO MÍNIMO QUE NÃO ATENDE AS NECESSIDADES BÁSICAS (art. 7°, IV, da CF); ESCASSEZ OU AUSÊNCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA (art. 144, da CF); SERVIÇOS PÚBLICOS INEFICIENTES (LEI Nº 8.987, DE 13 DE FEVEREIRO DE 1995); IMORALIDADE DOS AGENTES POLÍTICOS (LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992); DOENÇAS PROVOCADAS POR PRECARIEDADE NA INFRAESTRUTURA DE SANEAMENTO BÁSICO (LEI Nº 11.445, DE 5 DE JANEIRO DE 2007); OMISSÃO, NEGLIGÊNCIA DAS AUTORIDADES PÚBLICAS QUANTO AO USO INDISCRIMINADO DE AGROTÓXICOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA (LEI Nº 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989); VOTAÇÃO SECRETA DE PARLAMENTARES PARA ABSOLVER AGENTE POLÍTICO CORRUPTO..